TRANSLATE

terça-feira, 19 de abril de 2011

Símbolos e Significados da Páscoa!

FelizPascoa!.gif
Símbolos da Páscoa e Seus Significados

Sendo uma das mais sagradas festas cristãs, a Páscoa está associada a uma série de símbolos tradicionais e ícones. A maioria dos símbolos da Páscoa pré-cristianismo e são remanescentes de simbologia pagã antiga. Cada uma delas está relacionada com a crucificação e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Como festa da Páscoa, anuncia o advento da Primavera, os símbolos ligados a ele fica para a pureza, fertilidade e paz. Por exemplo, os símbolos da Páscoa, como o coelho e os ovos representam o estado da mãe terra fértil. lírio branco, que são usados para decorar o altar de igrejas na Páscoa, representa a paz e santidade.
Ovos de páscoa têm sido utilizados como artigos de presente, pois eles também são um símbolo do festival. Outros símbolos da Páscoa, como o cordeiro da Páscoa e a cruz da Páscoa são puramente religiosos, pois eles simbolizam a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Cordeiro da Páscoa, uma das receitas tradicionais do festival, também é considerado como um símbolo.

Significado de Alguns Símbolos Pascais

Ovo de Páscoa:  O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma.
Coelhinho de Páscoa: Os coelhinho de páscoa surgiram como símbolos da Páscoa na época dos egípcios, pois representam a fecundidade e a reprodução constante da vida. Convém lembrar que, embora eles apareçam associados aos ovos, até hoje não se viu um coelho que botasse um ovo, muito menos de chocolate.
Cruz: A cruz mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no calvário de Jesus Cristo. Desde a ano 325 d.C. é considerada como símbolo oficial do cristianismo.
Cordeiro: O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo que é o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade, seu rebanho.
Pão e Vinho: O pão e o vinho eram, na Antigüidade, a comida e bebida mais comuns. Jesus Cristo se serviu desses alimentos para simbolizar sua presença constante ao instituir a Eucaristia. Assim, o pão e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.
Velas: As velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então, acendem suas próprias velas e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais.
Círio Pascal: O círio pascal é aquela grande vela decorada que tem a cruz como desenho central. Simboliza a luz dos povos, em Cristo. As palavras “Alfa e Ômega” nela gravadas querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares