TRANSLATE

terça-feira, 12 de julho de 2011

COZINHA CIGANA

COZINHA CIGANA

 O saboroso TchÁyo Romanó, é um chá cigano tradicional passado de mãe para filha. É um dos mais belos rituais ciganos, onde se evocam as forças da Natureza para  trazer saúde, amor, força, prosperidade e alegria. Seus ingredientes mudam a cada receita, mas alguns se mantém em todas elas.

 Tcháio Romanô 

(chá cigano)

Este chá está presente em todas as festas ou acontecimentos dos clãs. É muito mais que um chá, é uma composição de magia
onde os elementos nos purificam para que possamos estar sempre em comunicação com os grandes mestres astrais.
São sete ingredientes, todos com significado especial:
água,para purificar
chá(preto),para alimentar
maçã,para o amor
uvas,para fertilidade(de tudo:idéias,criação,etc)
damasco,como afrodisíaco
limão,para afastar a negatividade
morango,para trazer a felicidade
*como fazer: faça o chá normal,em uma xícara coloque uma ou mais
de cada fruta pequena e um pedaço de cada fruta grande,derrame o
chá suavemente,e vá amassando delicadamente as frutas,para tirar
o sumo,enquanto pensa em coisas positivas. Transfira o chá(somente
o líquido) para outra xícara ou copo e beba com alegria.
As frutas podem ser comidas. Optchá!


A MAGIA DO CHÁ
 Na hora de servir, coloque as frutas num copo de vidro, e amasse-as com um talher. Depois, acrescente a uma pequena porção da tintura e amasse mais um pouco. Em seguida, coloque esta mistura numa tigelinha de sobremesa, que os ciganos chamam de tiaritza, e acrescente água fervente. Se desejar, adoce com mel. Enquanto você amassa as frutas, procure estar em sintonia com os céus e atraia para você a realização de seus desejos.
 Para acompanhar o chá, sirva biscoitos, pãezinhos, frios, bolos e tortas.

******** 
RIGO JANCSI


 Esta famosa tortilha leva o nome do cigano húngaro Rigo Jancsi  que raptara uma princesa por amor. No casamento dos dois, serviu-se a torta em homenagem aos noivos, pois era o doce predileto de Rigo, com o qual presenteava sua amada.

 Ingredientes
8 colheres de sopa de manteiga
13 colheres de sopa de açúcar
4 ovos
1 xícara de chá de farinha de trigo
3 colheres de sopa de cacau em pó
100 gramas de chocolate  em barra
4 xícaras de chá de creme de leite sem soro
30 gramas de geléia de damasco
150 gramas de chocolate meio amargo derretido 

Modo de Fazer
Misture 8 colheres de manteiga e  três  colheres de sopa da açúcar, até formar um creme. Bata as quatro claras em neve, com 5 colheres de sopa de açúcar, e junte ao creme. Depois, acrescente 1 xícara de farinha de trigo e 3 colheres de sopa de cacau em pó. Estenda a massa numa espessura de cerca de 2 cm e coloque numa assadeira redonda média, coberta com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 220º C. Quando a massa estiver assada, polvilhe sua superfície com farinha de trigo e vire-a, retirando o papel e deixando-a esfriar. Agora, derreta o chocolate em banho-maria. Ferva o creme de leite e espere esfriar. Depois bata-o com 5 colheres de açúcar até o ponto de chantili. Acrescente ao chocolate quente, aos poucos, batendo sempre para não encaroçar. A seguir, corte a massa em duas partes iguais e uma delas cubra com geléia de damasco e depois com o chocolate derretido. Cubra a outra metade da massa com o chantili misturado ao chocolate. Em seguida, junte as duas metades e cubra a torta com chocolate derretido em creme de leite e guarde na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares