TRANSLATE

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS!

O FIM DA ERA DO "FICAR"



Fobia da Intimidade

O planeta azul transita por Aquário de 1998 até 2011. Durante este trânsito, o amor tem sido aquariano! Porém, eu tenho que lhe dizer uma coisa: enquanto que Netuno em Aquário é tudo de bom para tecnologia, convivência em grupo e rede social, é bem complicado para o amor romântico, porque Aquário, como essência (e não necessariamente as pessoas nascidas sob este signo), pode ser tudo, menos romântico! No amor, este signo, como essência pura (e é bom que se saiba que nenhum de nós é um signo puro, todos temos diversas misturas), é desgarrado, racional, imprevisível, independente e bastante fóbico de se misturar. Tudo isto é bem avesso ao que se espera do amor, não acha? Muita gente tem posicionamentos no mapa para curtir estas características de Aquário no âmbito amoroso, mas vários de nós estamos como peixes fora d'água com isto tudo.

Casamentos, uniões, acontecem com Netuno transitando por Aquário, porque a vida não para, mas, coletivamente, tudo isto se dá com grande dificuldade. Aquário também faz oposição a Leão, e o aspecto sombrio destes dois signos pode ser uma boa dose de egoísmo e vaidade. Uma das séries televisivas que melhor explorou isto foi "Nip Tuck". Um dos protagonistas era um cirurgião plástico bastante vaidoso e mulherengo, embora excelente amigo do outro sócio.

Cerca de sete anos depois que Netuno ingressou em Aquário, ou seja, na metade de sua trajetória por este signo, foi lançado o filme Closer, que, no Brasil, recebeu o subtítulo "Perto Demais". Perto demais? Não acabamos de falar que Aquário como arquétipo pode ter uma boa dose de fobia de intimidade? Closer retrata bem os excessos de Netuno em Aquário: ninguém é de ninguém, as pessoas mudam de ideia a toda hora e o amor parece estar no cérebro (mas procure com cuidado, ok?), e não no coração. E o que mais acontece em Closer é o "efeito enjoo". Um enjoa do outro com uma rapidez incrível. Quando o objeto de amor rejeitado finalmente parece novamente "distante", volta a ser digno de ser almejado e, então, recomeça a sedução. O filme inteiro é em torno destas quebras, volúpias e mudanças de ideias. E a última coisa que se pode dizer dele é que seja romântico. No entanto, foi excelente para captar uma tendência coletiva! Closer é o grande filme das relações atuais. Claro que a sua pode não ter nada a ver com isto, mas dê uma pequena olhada ao redor.

Assim, o pior de Netuno em Aquário é a despersonalização e a tendência a se relacionar somente com o corpo, como se ele fosse totalmente desvinculado do sentimento."o pior de Netuno em Aquário é a despersonalização e a tendência a se relacionar somente com o corpo, como se ele fosse totalmente desvinculado do sentimento."

O mote é o "ficar", o "eu não quero me envolver", como se envolvimento fosse sinônimo de contaminação radioativa. A experiência dos relacionamentos também deveria ser a de duas pessoas, pois é isto que fornece o terreno para o aprofundamento e intimidade. Mas o excesso de Aquário pode levar as pessoas a nunca experimentarem isto, porque estão sempre no troca-troca que já foi preconizado no filme Closer. Além dele, há o famoso descarte, e, no fundo, uma grande desconfiança e medo de ser passado para trás. Sem se envolver, podemos passar ao largo de tudo isto, não é mesmo? Mas qual é o preço que pagamos por fugirmos das emoções? Um bocado de solidão, não acha? Às vezes, até a dois, pois o corpo pode estar com alguém e a cabeça voando e os sentimentos... Hum, alguém se lembra deles? Empatia, sensibilidade, respeito ao outro precisam existir no amor. As relações virtuais também foram uma característica marcante de Netuno em Aquário. Sim, é ótimo estar em contato com pessoas por aí, trocar afeto, mas há quem quase não se relacione fora disso, e, aí sim, pode ser um problema.

Aquário, como signo do elemento Fixo, pode tender à rigidez, e a motivação de não se envolver, não se machucar e não se entregar"Aquário, como signo do elemento Fixo, pode tender à rigidez, e a motivação de não se envolver, não se machucar e não se entregar"

e estar sempre "por cima" (a vaidade, projeção da sombra de Leão, o signo oposto a Aquário) pode ensejar nenhuma abertura para a espontaneidade, o encontro, o sentimento, a surpresa. Medo de amar, muito medo de amar! Tudo pode estar sendo rigidamente controlado e a insatisfação pode estar sendo muito maior do que o sorriso estampado no rosto e as "tweetadas" alegrinhas. Levado a extremos (e isto é uma escolha pessoal, e não algo determinado astrologicamente), este tipo de comportamento pode ser irresponsável, destrutivo, ou, no mínimo, bastante insípido, pois a alma humana anseia por afeto e também por sonhar. Independência total e racionalização de tudo é uma utopia.

A volta da emoção


Em fevereiro de 2012, Netuno irá ingressar em Peixes. Na última vez em que esteve em Peixes, vivenciou-se uma época conhecida como "Romantismo". Diferente de Aquário, Peixes, como signo do elemento Água, é pura emoção."Diferente de Aquário, Peixes, como signo do elemento Água, é pura emoção."

Aleluia, depois de um período de 14 anos, ótimo para várias coisas, mas bem esquisito para o amor, a emoção irá voltar! O coração voltará a querer bater, a sentir alguma coisa. Riscos? Tudo na vida envolve riscos, até ficar dentro de casa. E apaixonar-se não é a pior coisa do mundo. Não precisa esconder o rosto de vergonha.
Não é à toa que um escritor como Nicholas Spark, que é bastante romântico, está na crista da onda, no topo das listas dos livros mais vendidos. Porque as pessoas estão sedentas por mais sentimento, envolvimento, e nem sabem disso. Está lá no inconsciente, bem apertado lá no fundo.Pouco antes de Netuno entrar em seu próprio signo (Peixes), o comportamento individualista e racional foi elevado a sua máxima potência. Mas isto está prestes a mudar. Foi como se aquele amor gratuito, que você dá generosamente só porque aprecia alguém, tivesse desaparecido por uns bons tempos, e agora fosse voltar. Abra seu coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares