TRANSLATE

sexta-feira, 23 de abril de 2010

São Jorge - O santo guerreiro
Dia: 23 de abril

História
Em torno do século III D.C., quando Diocleciano era imperador de Roma, havia nos domínios do seu vasto Império um jovem soldado chamado Jorge. Filho de pais cristãos, Jorge aprendeu desde a sua infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal.

Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.

Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.

Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador dos homens. Indagado por um cônsul sobre a origem desta ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da VERDADE. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: "O QUE É A VERDADE ?". Jorge respondeu: "A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade."

Como São Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Jorge sempre respondia: "Não, imperador ! Eu sou servo de um Deus vivo ! Somente a Ele eu temerei e adorarei". E Deus, verdadeiramente, honrou a fé de seu servo Jorge, de modo que muitas pessoas passaram a crer e confiar em Jesus por intermédio da pregação daquele jovem soldado romano. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus no dia 23 de abril de 303. Sua sepultura está na Lídia, Cidade de São Jorge, perto de Jerusalém, na Palestina.

A devoção a São Jorge rapidamente tornou-se popular. Seu culto se espalhou pelo Oriente e, por ocasião das Cruzadas, teve grande penetração no Ocidente.

Verdadeiro guerreiro da fé, São Jorge venceu contra Satanás terríveis batalhas, por isso sua imagem mais conhecida é dele montado num cavalo branco, vencendo um grande dragão. Com seu testemunho, este grande santo nos convida a seguirmos Jesus sem renunciar o bom combate.          


SALVE JORGE, SARAVÁ OGUM!

23 de Abril
Dia de Pai Ogum
Sincretizado com São Jorge

GRATIDÃO À PAI OGUM
Por Pai Rodrigo Queiroz

Divino Pai Ogum,
Orixá Pai da Lei e manifestador das Ordens de Olorum,
Nesta hora eu lhe reverencio.
Sou seu filho, sou filho de Orixá, sou devoto de vós.
Obrigado Divino Pai, patakorê!
Obrigado por estar sempre adiante nas minhas estradas,
Abrindo os caminhos, me cobrindo com vosso escudo de Luz e Amor,
Obrigado por manter vossas espadas empunhadas garantindo que nenhum mal me acolha ou me atinja,
Pois nas lâminas de vossa espada brilha a intensa Luz da Lei Suprema que ofusca os olhos de todos errantes,
Obrigado por cobrir minhas costas com vossa capa, que é o Manto de Poder e Luz,
Que me permite ser invisível para os covardes e traidores, impossibilitando que me atinjam desprevenido,
Obrigado Divino Pai, Ogunhê!
Obrigado por manter vossos braços fortes da Lei à minha esquerda e direita, impedindo-me de desviar os caminhos,
Obrigado por empunhar vossas lanças nos caminhos que devo seguir,
Assim mantendo em meus passos na retidão, na ordem, na verdade.
Agradeço Divino Pai, por não me privar das dores e dissabores da existência,
Pois assim amadureço e aprendo como age a Lei Divina na vida de todos,
Por tudo que posso imaginar e por tudo mais que nem consigo perceber,
Obrigado, Obrigado, Obrigado!
E assim Divino Pai, eu vos peço que seja sempre feita a vontade da Lei de Olorum!

Saravá, Patakorê, Ogum Yê!







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares