TRANSLATE

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Encanto e Magia



Conta a história que os ciganos chegaram ao Brasil oficialmente em 1574. Mas de acordo com os documentos portugueses, tudo indica que chegaram muito tempo antes disso.
A carta de Pero Vaz Caminha ao Rei D. Manuel conta que sete homens de origem indiana acompanharam os demais tripulantes na aventura da descoberta do Novo Mundo. Por coincidência, já nesta época, os ciganos já eram presença em Portugal. Por isso alguns historiadores acreditam que os sete homens de origem indiana eram, na verdade, ciganos que chegaram á esta região da Europa no final do século XV, um pouco antes da partida das Caravelas de Pedro Álvares Cabral.
Perseguidos e incompreendidos por terem um modo particular de vida, eram condenados a viver em colônias portuguesas da África e no Brasil. Ou ainda pior, morriam nas galés, como escravos remadores.
Depois do ano de 1574, muitas outras famílias ciganas foram mandadas para o Brasil e se espalharam por todo o território, sempre mantendo suas tradições, perpetuadas até os dias atuais. No rio de Janeiro deixaram a marca da sua presença. O atual Campo de Sant’Ana era placo das antigas festas da Corte das quais os ciganos tinham participação bastante apreciada. o mesmo acontecia no Pátio dos Ciganos que ficava na residência do Imperador, no Paço Imperial. A atual  Rua da Constituição já se chamou Rua dos Ciganos, onde o comércio de arreios, utensílios domésticos e artesanatos acontecia em toda a extensão da rua que chegava até o Passeio Público, atualmente Rua do Passeio. Até mesmo no movimento das Entradas e Bandeiras para descoberta de riquezas e reconhecimentos de novos territórios, os ciganos tiveram participação valiosa, por conhecerem como poucos as condições de sobrevivência em locais difíceis.
Mas foi com o seu mistério e com sua art4e que os ciganos conquistaram o coração dos Brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares