TRANSLATE

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Mlle Lenormand e o Baralho Cigano

Imagem inline 1
O baralho Petit Lenormand é composto por 36 cartas e foi criado por Marie Ane Adelaide Lenormand, mais conhecida no século XIX por Sibila. Nascida na França, sua vida inteira é envolta em mistério e lendas. Sabe-se que era muito inteligente e conhecedora de diversos ramos do Hermetismo, Cabala, Alquimia, Geomancia, Astrologia entre outros.

Ao mesmo tempo temida e adorada por seus clientes, sempre acompanhada por seu lindo gato preto, atendia em uma biblioteca de sua propriedade. Viveu cerca de 71 anos, grande estudiosa dedicava seu tempo em atividades intelectuais da época, passando por longos períodos em museus e bibliotecas. Lenormand teve uma infância muito abastada, sendo seu pai um comerciante de tecidos. Desde pequena tinha o Dom da visão. Com a morte de seu pai foi para Paris tentar a vida, onde logo se tornou conhecida graças a seus dons naturais, sua rica inteligência e astúcia. Era muito respeitada pela sociedade da época.

Após a queda da monarquia francesa Lenormand viveu um período conturbado, a população vivia uma fase muito ruim, sofria com a fome. Na mesma época a então Rainha Antonieta nos deixou a celebre frase: “Se não tem pão que comam brioches.” Usando sua inteligência, sonhava com um mundo melhor, analisava tudo de longe. Nesse período, sob o regime de ditadura de Robespierre, Mlle Lenormand recebeu muitos consulentes em sua biblioteca, como o próprio Robespierre. Ela o alertou de que teria uma morte terrível e seria alvo de zombaria da população enfurecida. Fica no ar se ele acreditou ou não em suas previsões, mas a história fez por assim confirmar tais previsões.

Graças a sua grande sabedoria e diplomacia, tinha livre acesso a altas rodas da sociedade parisiense, cativava a todos ao redor com suas palavras sábias seu charme e mistério. Foi numa dessas reuniões da alta cúpula que conheceu e se tornou amiga da esposa de Napoleão Bonaparte. Na época em que se conheceram, ele ainda era oficial da artilharia, previu que ele seria ascendido ao trono da França e dominaria a Europa. Também previu sua queda associada a sua ambição desmedida. Napoleão não acreditou nas palavras de Mlle Lenormad, e mais uma vez ela estava certa em suas previsões.

Napoleão não gostava muita dela e por muitas vezes mandou prendê-la sob a acusação de agitação da massa popular. Como não tinha provas ele era obrigado a liberta-lá. Mlle Lenormand faleceu em 1843, e por motivo desconhecido todo seu material de estudo e seus baralhos sumiram por um tempo, somente 50 anos após sua morte é que foram reaparecer.

Lenormand Ilustrou e desenvolveu dois baralhos conhecidos:
O Grand Jeu de Mlle Lenormad, composto por 54 cartas de simbolismo complexo onde foram utilizados seus estudos de Hermetismo, Mitologia, Alquimia e florais.
E também Petit lenormand, composto por 36 cartas, utilizando princípios de cabala, numerologia, astrologia, e arquétipos do tarot.

Esse último Baralho mais conhecido por Baralho Cigano, simples a primeira vista é um poderoso instrumento de autoconhecimento e crescimento pessoal, além de ser um poderoso oráculo. Esse oráculo é dividido por naipes onde cada qual deve ser analisado como os arcanos menores do tarot, onde obedecem os princípios da cabala. Nela, os elementos seguem a ordem: fogo, água, ar e terra. Paus está relacionado ao elemento fogo e a polaridade masculina, copas ao elemento água, espadas ao elemento ar e ouros ao elemento terra. As cartas da corte expressam os modos de ação da astrologia: cardinal, fixo e mutável. O rei expressando o modo cardinal, o impulso, o autoritarismo; a rainha expressando o modo fixo e a estabilidade é consciente e persistente; e o valete expressando o modo mutável, a flexibilidade a mudança constante adaptável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares